segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência




Hoje o blog está em ritmo de comemoração! Pois é pessoal, hoje comemoramos o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". Ao decorrer das nossas postagens falamos muito sobre pessoas com deficiências reais e suas lutas e conquistas diárias, agora falaremos um pouquinho sobre como surgiu essa data e qual o significado dela.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. O dia 21 de setembro foi proposto pelo engenheiro ativista do movimento, Cândido Pinto de Melo, no início da década de 80 pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social.  

FICA A DIA: Deem uma olhadinha nesse boletim informativo fornecido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência :(http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_102.pdf), ele aborda mais profundamente sobre essa questão histórica, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, alguns órgão e apoio a pessoa com deficiência e muito mais! 


Links de pesquisa: 

http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_102.pdf

http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/noticias/21-de-setembro-dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia



Autora: Maria Carolina Medeiros Trajano
                                                Pesquisa: Larissa Ellen Pereira dos Santos
Revisão: Luanna Da Silva Fonseca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário